O Defesa Civil Alerta, novo sistema de envios de alertas da Defesa Civil Nacional em caso de desastres de grande perigo, entrará em expansão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil no dia 4 de dezembro.
O ministro Valder Ribeiro, em exercício da Integração e do Desenvolvimento Regional, representantes do Ministério das Comunicações e o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Carlos Manuel Baigorri, fizeram o anúncio nesta segunda-feira (18) durante coletiva de imprensa na sede do MIDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional).
O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, inclusive no modo silencioso. Os alertas são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.
Em agosto deste ano, o Defesa Civil Alerta foi testado em 11 municípios. Os alertas foram enviados para as cidades de Roca Sales, Muçum, Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).
Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, serão promovidos alertas de demonstração para demonstrar na prática o funcionamento do dispositivo. No dia 30, os alertas serão emitidos para 36 cidades do Rio Grande do Sul.
“Se a pessoa está assistindo a um filme, olhando o WhatsApp, o alerta interrompe o que esta acontecendo para avisar o usuário”, disse ressaltou Ribeiro.
Cidades
As cidades do Rio Grande do Sul que irão receber os alertas são: Três Forquilhas, Itati, Três Coroas, Porto Mauá, Pedro Osório, São Sebastião do Caí, Maquiné, São Lourenço do Sul, Muçum, Encantado, Cruzeiro do Sul, Dom Pedrito, São Vendelino, Eldorado do Sul, Porto Xavier, Estrela, Iraí, Pelotas, Rolante, Alegrete, Igrejinha, Quaraí, Parobé, São Jerônimo, Montenegro, Rosário do Sul, Pântano Grande, Barra do Guarita, Uruguaiana, Itaqui, Capão do Leão, Caxias do Sul, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul e Santa Maria.