O Grêmio frustrou mais de 46 mil torcedores presentes na Arena na noite desta quarta-feira (23). O tricolor gaúcho empatou em 1 a 1 com o Alianza Lima, resultado insuficiente para reverter a derrota de 2 a 0 na partida de ida do playoff da Copa Sul-Americana 2025.
Com o apoio da torcida, o Grêmio começou pressionando a equipe peruana. Mas, aos poucos, a postura da equipe gremista mudou dentro de campo e a pressão diminuiu, o que facilitou para o Alianza Lima.
Com tranquilidade, a equipe adversária passou a administrar o jogo com a posse de bola. Já o Grêmio apostou no contra-ataques, mas sem sucesso. A equipe gremista foi para o intervalo ouvindo vaias da torcida.
Segundo tempo
O Grêmio precisa fazer mais de dois gols para garantir a classificação. No segundo tempo, a equipe gremista demorou para entender, diferente da torcida presente na Arena.
Aos 10 minutos, o Grêmio conseguiu abrir o placar. Em cobrança de escanteio, Marlon mandou para a área e Gustavo Martins, se adiantando à marcação, tocou de pé esquerdo para fazer 1 a 0 Grêmio.
Melhor em campo, o Grêmio seguia criando no ataque. Aos 14 minutos do segundo tempo, Braithwaite recebeu livre pela esquerda, carregou até o fundo e bateu cruzado, mas o goleiro do Alianza Lima afastou para a linha de fundo. Dois minutos depois, Marlon bateu fechado e o goleiro Viscarra tirou de soco.
Aos 21 minutos, após período de domínio da equipe do Grêmio, o time do Alianza Lima conseguiu chegar com Quevedo, que bateu cruzado, mas Tiago Volpi fez grande defesa.
Um minuto depois e mais uma grande chance do Grêmio. Alysson passou para André Henrique bater cruzado, da risca da grande área, mas a bola acertou a trave e foi para fora, fez a torcida do Grêmio suspirar na Arena.
Aos 37 minutos do segundo tempo, André Henrique chutou rasteiro e encontrou Braithwaite, que ganhou da marcação e chutou no cantinho, mas o goleiro Viscarra salvou o time peruano.
Aos 39 minutos, André Henrique recebeu de Pavón. Ele dominou e arriscou o chute, mas a bola subiu demais e acabou saindo. Aos 46 minutos do segundo tempo, foi a vez de Pavón bater direto para a defesa do goleiro Viscarra.
A pressão do Grêmio seguiu. Aos 47 minutos, duas chances em sequência, com Marlon e com André Henrique, mas a defesa adversária afastou em ambas as vezes.
Aos 50 minutos, o time do Alianza Lima aproveitou um contra-ataque e Barcos marcou, deixando tudo igual no placar. O resultado eliminou o Grêmio.
Coletiva
Após o jogo, Mano Menezes comentou sobre o desempenho do Grêmio e a eliminação para o Alianza Lima.
“Quero agradecer ao torcedor, que veio em número bastante grande, nos apoiou o jogo todo. A gente contava com ele para tentar superar um adversário que tinha a vantagem de 2 a 0.
Sempre muito difícil jogar tentando apressar. O adversário era de bom nível, a gente não ia ganhar o jogo de qualquer jeito”, ressaltou o técnico do Grêmio.
Segundo o técnico do Grêmio, a arbitragem atrapalhou, principalmente no primeiro tempo. “A arbitragem contribuiu para que o jogo ficasse mais tenso ainda no primeiro tempo, durante o jogo todo, mas mais no primeiro tempo especialmente”, disse Mano.
Na coletiva, Mano também respondeu sobre a situação atual do Grêmio. “Estamos aqui há 18 jogos, e é bastante curto o tempo para apresentar coisas consistentes. Às vezes dá certo, não é o caso. O Grêmio não atravessava um momento assim. Precisamos construir algo diferente do que vinha sendo até então”, salientou.