A UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) suspendeu as atividades presenciais e as aulas nesta segunda (30 e terça-feira (1º) em razão ao surto de rotavírus.
A Secretaria de Saúde de Santa Maria registrou 260 notificações de doenças diarreicas agudas até o início da noite desta segunda-feira (30). Ainda não há uma identificação da origem do surto.
Na sexta-feira (27), cerca de 120 pessoas, servidores e alunos da UFSM, foram atendidas no Pronto Socorro do Husm com naúseas e diarreias. Após exames laboratoriais, foi confirmado o surto de rotavírus.
De acordo com a UFSM, a decisão de cancelar as atividades foi uma forma de evitar a circulação de pessoas no campus. “As atividades devem ser realizadas prioritariamente de forma remota, utilizando as ferramentas on-line. A situação será reavaliada diariamente, e uma Instrução Normativa conjunta será divulgada para orientar sobre a recuperação das atividades suspensas”, disse em nota.
Rotavírus
O rotavírus é um vírus que pode causar doenças diarreicas agudas. Causador da gastroenterite (inflamação do estômago e intestinos), o vírus acomete principalmente crianças, mas pode atingir pessoas de todas as idades.
Sintomas
A rotavirose pode se manifestar de diferentes modos em cada pessoa, levando em consideração a faixa etária, hábitos de vida e especificidade de cada indivíduo. Os sintomas clássicos são:
- Vômitos repentinos;
- Diarreia de aspecto aquoso, gorduroso e explosivo;
- Náusea;
- Febre;
- A diarreia que acontece mais de três vezes ao dia, com fezes moles ou líquidas, é um dos principais sintomas. A dor abdominal e a indisposição também são indicadores.