,

Teatro Simões Lopes Neto recebe espetáculo inédito em homenagem aos 120 anos de Erico Verissimo 

O espetáculo é estrelada por Marcello Crawshaw, Karine Paz e Heitor Schmidt.

Avatar de Redação RS

|

05/11/25

às

22:50

A Hora de Erico

Foto: Fernando Pires/Divulgação

O Teatro Simões Lopes Neto, em Porto Alegre, recebe, no dia 12 de novembro, às 20h, a estreia do espetáculo A Hora de Erico, criado pelo dramaturgo e diretor Julio Conte, que também assina Bailei na Curva, uma das peças de maior sucesso do teatro gaúcho e a mais longeva do Rio Grande do Sul.

A novidade é uma homenagem aos 120 anos de Erico Verissimo e também uma alusão ao último romance de Clarice Lispector, A Hora da Estrela. Desenvolvida a convite do Multipalco Eva Sopher, a peça integra a programação do festival Legado, realizado pela Fundação Teatro São Pedro para celebrar o escritor que narrou e registrou a formação do Rio Grande do Sul.

A montagem parte da descoberta de que Verissimo e Clarice compartilharam uma profunda amizade e uma relação marcada pela admiração recíproca e uma certa rivalidade, motivada pela singularidade de suas produções literárias. Cada um possuía um estilo próprio e inovador, o que gerava um ambiente de estímulo e desafio intelectual.

Estrelada por Marcello Crawshaw, Karine Paz e Heitor Schmidt, a peça inédita narra um encontro fictício entre os dois grandes autores, onde ambos discutem literatura, vida pessoal e morte. A encenação perpassa fragmentos importantes da vida de Erico, tendo como foco principal a relação tumultuada do autor com o pai, Sebastião Verissimo.

“A personagem da Clarice funciona como uma analista poética. Ela leva Erico ao inferno para enfrentar seus demônios. Assim como Beatriz e Virgílio guiaram Dante na Divina Comédia, nesta peça, Clarice leva Erico a uma viagem onde ele pode resolver questões pendentes com o pai”, detalha Conte.

O espetáculo ainda conta com codireção de Marcelo Restori, criação de luz de Veridiana Matias e cenografia de Luiz Marasca. Os ingressos para a apresentação têm preços populares, com valores entre R$ 20 e R$ 40. As entradas podem ser adquiridas no site do Theatro São Pedro ou no dia do espetáculo, a partir das 18h, na bilheteria do Multipalco Eva Sopher.

Tópicos