O avanço de uma área de instabilidade vai provocar mudanças no tempo no Rio Grande do Sul nos próximos dias.
Na terça, o tempo fica instável, mas a chuva corre forma isolada na Campanha, Fronteira Oeste, Região Central e Região Sul. As áreas de instabilidades ganham mais força a partir de quarta-feira (7).
O prognóstico meteorológico da Defesa Civil alerta para chuva forte e pontualmente volumosa, com raios e temporais isolados na Fronteira Oeste, Campanha, Região Sul, Região Central, Costa do Doce, Litoral Médio e Missões. Com o tempo instável, essas regiões ficam em alerta laranja até sexta-feira (9).
Ao longo de quarta, segunda a Defesa Civil, as áreas de instabilidade provocam chuva moderada a forte, acompanhada de raios e temporais isolados com eventuais rajadas de vento no Extremo Sul, Região Metropolitana , Litoral Norte, Vales, Serra, Região Noroeste e Norte. Com o tempo instável, essa regiões ficam em alerta amarelo até sexta.
Em função dos acumulados de chuva previstos até sexta no Rio Grande do Sul, a Defesa Civil emitiu um alerta de risco de cheia em áreas do Estado (Confira no mapa abaixo).
“Condição de ATENÇÃO e ALERTA para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente. Nestas faixas é indicado o risco de cheias em pequenos rios, córregos e arroios, com respostas rápidas dos mesmos, causando transtornos nas regiões próximas desses corpos hídricos, assim como a lenta elevação dos rios maiores”, destacou a Defesa Civil do Estado.
“Além disso, atenta-se para o risco de alagamentos pontuais em regiões urbanizadas conforme as intensidades das chuvas, podendo ser agravado pela drenagem urbana ineficiente”, completou a Defesa Civil.
Em relação a temperatura, a sensação de abafamento aumento pelo território gaúcho entre quarta e quinta-feira (8), destaca o prognóstico do tempo.
