Com o avanço de uma nova frente fria, que provoca nuvens carregadas, o tempo fica instável no Rio Grande do Sul neste fim de semana.
O sábado (30) começa com a temperatura amena no Estado, à tarde o calor ganha força em diversas áreas do território gaúcho, com as máximas passando de 30°C. De acordo com a previsão do tempo, a sensação de abafamento aumenta em cidades localizadas na Região Central, Região Metropolitana, Missões, Região Noroeste e Norte.
O dia começa com tempo firme no Rio Grande do Sul. Segunda a Sala de Situação, a nebulosidade varia e há possibilidade de garoa ou pancadas isoladas de chuva na Região Metropolitana e no Litoral Norte. Nas outras região o tempo segue firme no sábado.
Em Porto Alegre e Viamão, o sol aparece acompanhado por muitas nuvens no sábado, mínima de 20°C e máxima de 27°C. Em Santo Ângelo, o tempo fica firme, o sol aparece entre nuvens e não há previsão de chuva, mínima de 20°C e máxima de 32°C.
Em Bagé, o sol aparece com bastante nuvens, ao longo da tarde a nebulosidade aumenta, mas o tempo fica firme, mínima de 18°C e máxima de 26°C.
No domingo (1), o cenário muda no Rio Grande do Sul. Uma nova frente fria avança e as áreas de instabilidade ganham força no Estado.
O tempo fica instável na maior parte do Rio grande do Sul no domingo, há previsão de chuva para todas as regiões. De acordo com a Sala de Situação, com a atuação da frente fria e do calor, há risco de chuva intensa, queda de granizo e temporais isolados no Estado, principalmente na Fronteira Oeste, Campanha, Região Sul, Região Central e Missões.
A Sala de Situação adverte que as rajadas de vento de vem ser fortes no Rio Grande do Sul, com velocidades de 60km/h a 80km/h, podendo superar os 100km/h em alguns pontos.