O tempo segue bastante instável na maior parte do Rio Grande do Sul neste domingo (15). Há risco de rajadas forte de vento pelo território gaúcho.
O Rio Grande do Sul está sob alerta com a formação de um ciclone subtropical, com a previsão de provocar tempestades e ventos intensos ao longo deste domingo em diferente áreas do Estado.
Conforme foi divulgado no Redação RS, segue o risco de tempo severo na Região Sul do Rio Grande do Sul. O ciclone subtropical foi batizado de Biguá pela Marinha do Brasil na noite do sábado (14).
O Inmet divulgou um novo alerta de perigo e tem prazo para se encerrar até começo da madrugada desta segunda-feira (16). Além da Região Sul, há risco para cidades da Região Central, Região Metropolitana e Litoral Norte. Para as outras regiões do Estado, há possibilidade de garoa e pancadas de chuva isolada.
“Vento variando entre 60 km/h e 100 km/h. Risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações”, disse o Inmet.
Com o tempo instável por causa do ciclone subtropical, a Defesa Civil de Porto Alegre reforçou o alerta de chuvas intensas e ventos fortes para a Região da Grande Porto Alegre.
“O alerta prevê chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora, chegando até a 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos – entre 40 e 75 quilômetros por hora. Os riscos incluem alagamentos pontuais, queda de galhos e árvores, cortes de energia elétrica e descargas atmosféricas”, disse a Defesa Civil de Porto Alegre.
“A recomendação é que todos permaneçam atentos às atualizações e tomem as medidas de segurança necessárias”, completou.