,

Tempo: Defesa Civil alerta para risco de tempestade severa no RS

Com formação de ciclone e frente fria, o tempo fica bastante instável no Rio Grande do Sul.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

18/09/25

às

16:02

Atualizado em: 18/09/2025 às 16:09

tempo temporal

Imagem de Santa Cruz do Sul. Foto: Rosana Klafke/Redação RS

O tempo vai ficar bastante instável nos próximos dias no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, na tarde desta quinta-feira (18), um alerta laranja (alto risco) para risco de tempestade severa em áreas do Estado (confira no mapa abaixo).

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, entre sexta-feira (19) e segunda-feira (22), o aprofundamento de um sistema de baixa pressão (nuvens baixas e carregadas) e posterior formação de um ciclone extratropical aliado ao avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul favorece tempestades severas no Estado, com rajadas de vento intensas, granizo e chuva forte.

Na sexta-feira (19), temporais isolados, com potencial de granizo, rajadas de vento de até 90 km/h e chuva moderada a pontualmente forte, ocorrem na Fronteira Oeste, Campanha, Costa Doce e Região Sul. “Os volumes variam entre 10 e 40 mm/dia nessas regiões”, destacou a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Conforme o prognóstico do tempo da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, no sábado (20), a atuação de tempestades favorece as rajadas de vento de 60 a 80 km/h, podendo ficar acima dos 100 km/h, queda de granizo, chuva forte e raios na Campanha, Região Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, Região Central, Missões e Região Noroeste.

“Os volumes variam entre 15 e 60 mm/dia no Centro, Sul, Costa Doce, e Litoral Médio e Sul, podendo atingir os 75 mm/dia em áreas da Campanha e do Oeste”, destacou a Defesa Civil do Estado.

Na madrugada de domingo (21) o tempo segue bastante instável, com o deslocamento da frente fria, uma linha de nuvens carregadas avança pelo Estado.

” Ocasionando rajadas de vento entre 70 e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, e chuva forte em praticamente todo o Estado”, ressaltou a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Com o tempo instável, também há risco de granizo grande nas regiões na Fronteira Oeste, Noroeste, Missões, Região Central, Norte e Região Noroeste. Ao longo do dia, a chuva moderada a forte segue na metade Norte do Estado, e há risco de temporais com rajadas de vento e granizo no Noroeste e Norte.

“Os volumes variam entre 30 e 60 mm/dia, pontualmente chegando aos 90 mm/dia em áreas do Noroeste, Norte e Serra”, disse a Defesa Civil.

alerta laranja
Rio Grande do Sul recebeu alerta laranja (alto risco). Crédito: Defesa Civil

Tópicos