A formação de um ciclone extratropical vai deixar o tempo instável no Rio Grande do Sul nos próximos dias.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) afirma que o ciclone extratropical vai atingir os três estados da Região Sul do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Segundo o Inmet, na quarta-feira (23), áreas de instabilidade associadas a um centro de baixa pressão irão provocar a formação do ciclone entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, que começará a ingressar no Estado pela Fronteira Oeste.
Na quinta-feira (24), o ciclone ganha força e continuará a avançar pelo Rio Grande do Sul, deixando o tempo instável, com risco de tempestade, em cidades localizadas na Fronteira Oeste, Campanha, Região Sul e Região Central.
De acordo com o Inmet, o fenômeno vai provocar chuva volumosa e ventania no Rio Grande do Sul. O instituto divulgou um alerta amarelo para as áreas do território gaúcho que serão mais atingidas pelos volumes de chuva e rajadas de vento (confira no mapa abaixo).
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo”, ressaltou o Inmet. O alerta amarelo vale a partir da manhã desta quarta até o começo da noite, mas poderá ser atualizado conforme as mudanças climáticas.
Conforme o Inmet, nas demais regiões do Rio Grande do Sul, incluindo a capital gaúcha. também haverá ventania com chuva mais fraca comparada às demais regiões do Estado gaúcho. “Ventos podem ultrapassar 80 km/h”, disse o instituto.
Na sexta-feira (25), o ciclone vai estar em alto-mar, ajudando a diminuir as áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul. Assim, aos poucos, o tempo firme volta a predominar no Estado.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
