Cidades do Rio Grande do Sul registraram transtornos e estagos em função do temporais e chuva intensa entre sábado (20) e domingo (21).
A madrugada deste domingo foi marcada por chuva forte e queda de granizo no Litoral Norte do Estado. Em Tramandaí, de acordo com a Defesa Civil Municipal, o temporal provocou destelhamentos em pelo menos 10 residências.
Os bairros mais afetados foram Indianópolis, São Francisco, Zona Nova, Tirolesa e Parque dos Presidente. Houve também registro de queda forte de granizo em Torres. Ainda não há um levantamento oficial sobre os estragos.
Na Região Central, as nuvens carregadas provocaram chuva intensa. Em Agudo, a Secretaria de Obras informou que várias localidades ultrapassaram os 120 milímetros. De acordo com as primeiras informações, em Vila Boêmia, o arroio Corupá subiu e deixou cerca de 300 famílias isoladas.
Em Santa Maria, houve alagamentos em residências nos bairros Noal, Parque Pinheiro Machado e Nova Santa Marta, com três famílias desalojadas. No Pronto Atendimento do bairro Patronato, infiltrações pelo telhado causaram o desligamento da energia elétrica. Ainda não há um levantamento oficial da Defesa Civil.
As áreas de instabilidade provocaram temporais isolados na Região Norte do Rio Grande do Sul. Em Soledade, o vento deixou 15 residências destelhadas na madrugada de domingo. Os bairros mais afetados foram Expedicionário e Botucaraí. Segundo a Climatempo, os ventos chegaram a 98,3 quilômetros por hora, conforme dados da Climatempo.
Um temporal deixou famílias desalojadas e casas destelhadas em Vanini e David Canabarro. De acordo com as primeiras informações, cerca de 50 casas foram destelhadas em Vanini. Já em David Canabarro, a comunidade de São Roque foi a mais afetada. Ainda não há um levantamento oficial sobre os estragos.
Na Serra, a cidade de Guaporé registrou danos em telhados de três residências. Um rede de alta tensão foi danificada com a queda de uma árvore.
O Rio Grande do Sul segue em alerta para tempestade e queda de granizo para as próximas horas.