, ,

Temporal provoca danos em cidades da Região Sul do RS

O Rio Grande do Sul segue em alerta vermelho para risco de temporal.

publicado em

atualizado em

temporal chui
Temporal derrubou pontes em Chuí. Foto: Divulgação/Defesa Civil

Conforme estava previsto, o avanço de uma frente fria provocou temporal no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (12).

O temporal provocou danos em cidades da Região Sul do Estado. De acordo com as primeiras informações os munícipios mais afetados são: Chuí, Rio Grande, Pelotas, Pedras Altas e Jaguarão.

Em Chuí, houve registro de vento forte e granizo. O temporal derrubou três postes em via pública. Há registro de casas sem luz no Bairro Nascer.

Em Rio Grande, a Defesa Civil Municipalrealiza o levantamento dos estragos provocados pelo temporal, principalmente na regiões do Taim e da praia do Cassino.

Em Pedras Altas, o temporal atingiu a zona rural, principalmente o Assentamento Bom Vivero, na Várzea. Algumas casas e galpões Em Pelotas, houve registro de chuva forte e rajadas de vento, que provocaram queda de árvores em diferentes pontos da cidade.

Ainda não há um levantamento oficial sobre os estragos provocados pelo temporal em Pelotas. As equipes da prefeitura já estão atendendo as urgências, como bloqueio de ruas e destelhamentos. Em Jaguarão, houve o registro de vento forte, mas ainda não há um levantamento oficial sobre os estragos.

De acordo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a parte do Rio Grande do Sul segue em alerta vermelho (grande perigo) para temporal até o fim desta quinta.

As regiões em alerta vermelho são: Campanha, Região Sul, Fronteira Oeste, Região Central, Costa doce, Região Metropolitana e Região Noroeste.

“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirmou o Inmet.

Tópicos