,

Temporal provoca transtorno e deixa moradores sem luz na Região Sul do RS

O temporal deixou cerca de 950 pessoas estão sem energia elétrica.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

03/09/25

às

18:15

temporal vitoria do palmar

Foto: Divulgação / Defesa Civil de Santa Vitória do Palmar

O deslocamento da frente fria provocou um forte temporal na Região Sul do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (3).

A cidade de Santa Vitória do Palmar foi a mais afetada pelo temporal. O vento forte provocou queda de árvores e de cerca de 20 postes de energia. Conforme as primeiras informações da Defesa Civil, cerca de 950 pessoas estão sem luz nas localidades de Marmeleiro e Salso.

Também foram registrados bloqueios na zona rural e em trechos da BR-471, que dá acesso à cidade de Santa Vitória do Palmar. Com a força do vento, um carro foi parar em meio à vegetação. Não há registro de feridos.

Ainda não há um levantamento oficial sobre os estragos na cidade. A Eletrobras CGT Eletrosul e a CEE Equatorial divulgaram notas sobre o temporal (Confira abaixo).

Com o deslocamento da frente fria, o Rio Grande do Sul segue em alerta para temporais isolados e chuva intensa, principalmente na Região Sul, Campanha, Fronteira Oeste, Região Central, Região Metropolitana e Missões.

Notas de esclarecimento:

Confira abaixo a nota na íntegra da Eletrobras CGT Eletrosul:

A Eletrobras CGT Eletrosul informa que, em razão do forte temporal que atingiu o Extremo-Sul do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (03.09), às 10h15, houve o desligamento da Subestação Santa Vitória do Palmar 2, decorrente da interrupção simultânea dos dois circuitos da linha de transmissão de 525 kV Marmeleiro 2 – Santa Vitória do Palmar 2, o primeiro de propriedade da Eletrobras CGT Eletrosul, e o segundo de propriedade da Chimarrão Transmissora.

Às 10h28, a Subestação Santa Vitória do Palmar 2 foi reenergizada, ficando sob responsabilidade da distribuidora o restabelecimento do suprimento aos consumidores afetados pelo temporal nas cidades de Santa Vitória do Palmar e Chuí, e nas áreas rurais nos arredores.

Neste momento, encontra-se desligada, sem prejuízo aos consumidores, a linha 525 kV Marmeleiro 2 – Santa Vitória do Palmar 2 – circuito 1, de propriedade da Eletrobras CGT Eletrosul. Cerca de 80 profissionais foram mobilizados pela empresa nas atividades de recomposição das torres danificadas pelos fortes ventos que atingiram a região.

Confira abaixo a nota na íntegra da CEEE Equatorial:

A CEEE Equatorial informa que a queda de sete torres de transmissão afeta o abastecimento de energia para 950 clientes nas localidades de Marmeleiro e Salso, em Santa Vitória de Palmar. As equipes estão mobilizadas para realizar a reconstrução da linha para que o restabelecimento do fornecimento aconteça o mais rápido possível.

Tópicos