O Inter venceu por 2 a 0 o Grêmio na Arena e abriu vantagem na final do Campeonato Gaúcho 2025.
Antes do clássico Gre-Nal 445, houve uma homenagem ao sargento da Brigada Militar Luiz Fernando Lussi, 34 anos. Ele morreu na madrugada deste sábado (8), após ser atropelado por um veículo que furou barreira policial na BR-386, em Soledade.
As duas equipe realizaram um jogo movimentado e disputado. Ainda nos primeiros segundos do primeiro tempo, o Grêmio já buscou o primeiro ataque. Após troca de passes, Lucas Esteves lançou, mas a bola ficou longa para Braithwaite e o goleiro Anthoni ficou com ela.
O Grêmio seguia jogando de forma vertical e aos 9 minutos, criou mais uma oportunidade de gol. Braithwaite recebeu na área e deixou a bola para Monsalve. Ele tentou fazer o drible, mas a defesa colorada desarmou. O atacante gremista tentou aproveitar a sobra e chutou direto pela linha de fundo.
Aos 19 minutos de jogo, Enner Valencia cobrou uma falta na entrada da área, mas o goleiro Tiago Volpi voou para conferir e fez a defesa. Após o lance, o Inter seguiu no ataque.
Em bela jogada de Vitinho, a bola atravessou a área e sobrou para Carbonero bater com categoria na saída do goleiro do Grêmio: 1 a 0. Não deu nem tempo para a equipe gremista assimilar o golpe e o Inter já ampliou o marcador. Aos 25, Bernabei cruzou rasteiro da esquerda para dentro da área e Alan Patrick completou para o fundo das redes: 2 a 0.
O Inter seguiu mandando no jogo. Já o Grêmio terminou o primeiro tempo com dificuldades, principalmente para finalizar.
Segundo tempo
O Grêmio voltou sem mudanças para o segundo tempo. Buscando descontar no placar, o Tricolor criava as oportunidades de ataque, mas encontrava dificuldades na finalização da jogada.
Com a vantagem no placar, o Inter voltou desatento, irritando bastante o técnico colorado. Aos 10 minutos da etapa final, Pavon arriscou da ponta esquerda da área e finalizou para defesa de Anthoni.
O Grêmio seguia jogando de forma ofensiva, mas encontrava a defesa do Inter fechada. Após troca de passes, Villasanti achou Edenílson, livre na entrada da área. O meio-campista chutou de primeira, direto pela linha de fundo, assustando a torcida colorada.
Aos 42 minutos, após cobrança de escanteio, Wagner Leonardo desviou e Braithwaite finalizou e o volante Fernando salvou o Inter. No minuto seguinte, o Grêmio chegou ao gol, mas Arezo estava impedido.
No próximo domingo, no Beira-Rio, O Inter até perder por um gol de diferença para conquistar o Gauchão. Já o Grêmio precisa vencer por dois gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis.
Coletiva
Após o jogo, o técnico Roger Machado comentou sobre a vitória do Inter dentro da Arena do Grêmio.
“A vantagem é importante, mas temos uma segunda decisão, respeitamos a qualidade do nosso adversário. Tivemos uma atuação madura”, disse.
“A gente conseguiu achar nosso jogo, tivemos as melhores oportunidades do primeiro tempo. Foi um controle a partir dos 18 minutos, porém, pelo contexto, o campeonato está aberto”, seguiu o técnico do Inter.
“A gente precisa saber jogar com a vantagem. Estamos tratando de um clássico com todo ambiente histórico envolvido. O adversário vai buscar, mesmo estando fora dos seus domínios, a recuperação”, completou Roger.
O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, também conversou com os jornalistas sobre o clássico Gre-Nal na Arena.
“Nunca vou achar natural perder um jogo, muito menos um Gre-Nal. Mas no macro, estamos contente pelo trabalho que está sendo feito pela comissão técnica, pelo departamento de futebol e pelo clube”, disse.
“Sabemos que é difícil reverter, talvez não seja a tendência, mas somos o Grêmio, nunca duvidem do clube. Vamos buscar fazer um jogo épico”, ressaltou o presidente do Grêmio.