Aos poucos, a rotina da Trensurb volta ao normal após a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio deste ano.
A Trensurb comunicou o retorno dos serviços de trens até a Estação Mercado, no Centro de Porto Alegre, a partir de terça-feira (24), voltando a operar o trajeto completo no trecho entre Novo Hamburgo e Capital, atendendo as 22 estações.
“Foram meses de trabalho intenso de todos os trabalhadores da Trensurb para que pudéssemos cumprir a meta de restabelecimento dos serviços até a Estação Mercado. Sabemos da importância da Trensurb enquanto empresa pública federal para toda a população e para a economia da Região Metropolitana”, ressaltou o diretor-presidente Nazur Garcia.
Adaptações
Para que se possa dar continuidade aos serviços de reconstrução até a sua plenitude, a Trensurb ressalta que algumas adaptações ainda serão necessárias.
“O trabalho de reconstrução da via férrea, essencial para garantir a segurança e a durabilidade da infraestrutura, seguirá por mais seis meses. Durante esse período, para assegurar o progresso contínuo das obras, o serviço de transporte será complementado, no trecho entre as estações Farrapos e Mercado”, disse.
Segundo a Trensurb, essa medida permitirá a realização das intervenções necessárias, minimizando o impacto no dia a dia dos usuários, uma vez que ocorrerão somente após o horário do pico da tarde.
Com adaptação da Trensurb, os trens irão circular em todas estações de Porto Alegre de segunda a sábado, das 5h às 20h, com o intervalo de 12 minutos entre cada trem mesmo nos horários de pico. Após esse horário, o serviço será realizado com ônibus, através de baldeação saindo do Centro de Porto Alegre até a estação Farrapos.
Aos domingos, as viagens serão realizadas entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos. O restante do trajeto será completado por ônibus.
Feriados
Nos feriados de Natal e Ano Novo, o trajeto de trem será completo entre as estações Novo Hamburgo e Mercado, das 5h às 20h; após, os ônibus complementam a viagem no trecho Farrapos-Mercado (atendendo São Pedro e Rodoviária).