A 11ª edição do TumTum Festival, marcada para o segundo semestre, em Caxias do Sul, começa a ganhar forma a partir de quinta-feira (29) com a abertura da Expo TumTum.
Em 2026, o Espaço Cultural Mário Crosa, junto à Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, é o ponto de partida da ação. Ao longo dos próximos meses, a exposição também vai passar pela Praça CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, no Bairro Cidade Nova, e pelo prédio da Secretaria Municipal da Cultura, no Bairro São Pelegrino, além de outros espaços culturais da cidade. O acesso a todos os locais é gratuito.
A Expo TumTum abre a programação do festival. O acervo fotográfico é composto por registros que destacam alguns dos mais de 250 shows produzidos pelo TumTum ao longo da última década. Somado a isso, a exposição antecipa outros momentos importantes do próprio festival, como a abertura do edital que seleciona atrações para compor o line-up, processo que deve iniciar em maio, bem como o Aquece TumTum, que começa em março.
“Em 2026, o TumTum chega com formato ampliado. O festival vai ocorrer ao longo de uma semana, com line-up que vai reunir artistas contemporâneos da cena musical da América do Sul. Além do formato tradicional, o TumTum agora é focado em atividades de formação e qualificação de agentes criativos, com mentorias, oficinas, painéis de debates e showcases em parceria com a UCS Escola de Música”, antecipou Juli Pandolfo, diretora-executiva e criativa do TumTum Festival.
A gestora cultural menciona que entre os profissionais confirmados para a etapa formativa estão a paulista Dani Ribas, PHD em Sociologia e coordenadora do Instituto Abramus, e a gaúcha Dedé Ribeiro, produtora cultural há mais de 30 anos e com formação na Sorbonne.
A curadoria musical do festival é composta por profissionais de diversas regiões do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, que vão ter seus nomes divulgados em breve.





