Últimos dias da exposição “Fósseis do Triássico” revelam tesouros paleontológicos da Região Central do Rio Grande do Sul.
A exposição, que esta no Shopping Praça Nova, BR-287, Bairro Urlândia, em Santa Maria, tem o objetivo de valorizar a preservação dos patrimônios fósseis e realizar a divulgação dos museus dos municípios da região.
A mostra é aberta ao público das 10h às 22h, e encerrará no dia 20 de abril. A entrada é gratuita. A exposição reúne a réplica do Staurikossaurus Pricei, considerado o primeiro dinossauro brasileiro e descoberto em 1936 no Monumento Natural Paleontológico Sanga da Alemoa, reserva natural localizada no Bairro Cerrito.
A exposição também é composta por fósseis vegetais (árvores petrificadas), acervo das prefeituras de São Pedro do Sul e de Mata, e pela história em quadrinhos do Dinotchê, personagem do cartunista Byrata com co-autoria de Abdon Barretto Filho, criado no início dos anos 2000. O “Dino Gaúcho” é uma releitura do Staurikossaurus Pricei e sua luta pela preservação ambiental.
Quem for até a exibição também poderá conhecer a história de um dos pioneiros da paleontologia brasileira, o padre Daniel Cargnin, paleontólogo e ambientalista nascido em Nova Palma, Quarta Colônia.