, , ,

UPA de Bagé tem equipamentos sem funcionar e falta de insumos básicos

Prefeito eleito de Bagé fez uma vistoria na UPA e apontou os problemas.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

04/01/25

às

15:09

NOTICIA 1

Crédito: Redação RS

O prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, visitou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para identificar as condições de funcionamento da unidade e anunciar a contratação de médico pediatra, 24h por dia.

Ele foi acompanhado do vice-prefeito Beto Alagia e da secretária de Saúde, Terezinha Ricaldone. “Hoje estamos aqui na UPA para firmar o compromisso público assumido de ter pediatra disponível à população 24h por dia. A secretária fez o esforço junto da sua equipe para que a pediatra iniciasse hoje mesmo”, disse Mainardi.

De acordo com a Prefeitura de Bagé, eles encontraram diversos problemas na UPA. “Durante a visita foram detectados que vários equipamentos estão sem funcionar, tais como desfibrilador e raio-X, que impossibilitam o adequado funcionamento, assim como a falta de insumos básicos como agulhas, seringas e gases”, ressaltou a assessoria de imprensa da prefeitura.

O prefeito ainda lamentou o estado em que foi encontrada a UPA pela comitiva. “Parece que foi de propósito o descaso com que a administração anterior tratou a UPA que presta esse importante serviço para a população. Por isso, tratamos como simbólica essa visita para identificarmos todos os problemas aqui existentes, pois a saúde é primordial como política de nossa gestão”, enfatizou Mainardi.

De acordo com a secretaria de Saúde, Terezinha Ricaldone, após a contratação dos pediatras que foi feita, o primeiro passo será o de identificar os insumos que estão em falta. “Estou otimista que no prazo de 90 dias a gente consiga resolver esse problema”, ressaltou.

A comitiva realizou na quinta-feira (2) a visita na unidade de saúde.

Tópicos