O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), realizou na quinta-feira (5) o pré-lançamento da 49ª Expointer durante a Agro em Punta 2026, em Punta del Este, no Uruguai.
A comitiva do Rio Grande do Sul participa nesse que é considerado um dos principais eventos de agronegócio e inovação do Uruguai. “A iniciativa amplia a visibilidade internacional da feira gaúcha no Mercosul”, disse o governo do Estado.
Além do pré-lançamento, representantes da Seapi participam de dois painéis temáticos, que abordam a importância do agronegócio na economia do Rio Grande do Sul e as ações de impacto desenvolvidas pelo setor no Estado. Também participa da programação a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp.
O secretário da Agricultura, Edivilson Brum, destacou que o Agro em Punta é uma vitrine internacional do setor. “A feira simboliza a força do agro no Cone Sul. O Rio Grande do Sul tem no agronegócio uma de suas principais potências econômicas e sociais. O setor gera emprego, renda e desenvolvimento”, afirmou.
Brum acrescentou que o Estado busca fortalecer parcerias e promover a troca de experiências no encontro, com o objetivo de manter o agro gaúcho competitivo, inovador e cada vez mais reconhecido.
Brum destacou ainda que levar a Expointer para fora do Estado contribui para atrair novos expositores, investidores e oportunidades de negócios. Na sexta-feira (6), Brum apresenta o painel “A relevância do agro na economia do Rio Grande do Sul”, com a proposta de consolidar o Estado como polo estratégico para o desenvolvimento agroindustrial e tecnológico no Cone Sul.
A Expointer 2026 será realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro.





