A Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação) divulgou um balanço sobre a colheita da uva no Rio Grande do Sul.
Segundo a Seapi, a colheita da uva está em andamento e os frutos com ótima qualidade na região de Erechim. As uvas estão muito doces na região de Santa Maria.
“E na de Caxias do Sul o processo de colheita tem sido intensamente mecanizado, o que diminui a dependência de mão de obra”, afirmou a Seapi.
De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado quinta-feira (6), viticultores da região de Erechim têm buscado produto da Serra Gaúcha para a produção de vinhos coloniais e de sucos.
“Estima-se que na região sejam produzidos em torno de 40% do total consumido”, ressaltou.
Condições climáticas
Em decorrência do tempo seco e das altas temperaturas, o ciclo da cultura foi antecipado na região de Santa Maria, onde os cachos amadureceram de 15 a 20 dias mais cedo do que em anos de condições climáticas típicas. Em Quaraí, continuam os trabalhos de colheita nos 75 hectares de parreirais, alcançando 40% da área.
“As condições climáticas da última semana não foram propícias para a maturação dos frutos e para a manutenção da sanidade das plantas na região de Caxias. Contudo, a colheita continuou e já ultrapassou metade do volume produzido”, disse a Seapi.
A colheita da variedade Bordô, mais cultivada, aproxima-se da finalização. A de Isabella foi iniciada em razão da maturação bastante acelerada, como ocorreu com as demais cultivares.
“Se os parreirais seguirem nesse ritmo de maturação, a colheita deve terminar até final de fevereiro”, completou a Seapi.