A Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul) realizou, na última semana, o plantio de centenas de mudas na região do Vale do Taquari.
A ação, que ocorreu em parceria com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) e o Comando Militar do Sul, integrantes da Operação Taquari 2, prevê a revegetação de áreas atingidas pelas enchentes.
Em Taquari, foi feito o plantio de mudas nativas em área de preservação permanente do Rio Taquari, no Parque do Capão. Na cidade de Imigrante, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco Íris e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio realizaram o plantio simbólico de mudas de espécies nativas.
De acordo com Mariela Inês Secchi, coordenadora da assessoria de Educação para a Sustentabilidade da Sema, foram plantadas mais de 500 mudas, doadas pelo Jardim Botânico de Porto Alegre e por algumas companhias.
A primeira ação do SemeAr ocorreu em 17 de julho, com o lançamento de sementes de 28 espécies nativas, resultando em cerca de cinco milhões de sementes lançadas nas áreas de encostas nos municípios de Marques de Souza, Santa Clara do Sul e Pouso Novo.