Com o apoio de mais de 41 mil torcedores, o Grêmio voltou a vencer em seus domínios. Na Arena, neste domingo (28), a equipe gremista venceu o Vitória por 3 a 1, em duelo pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025.
O Grêmio começou o jogo procurando trocar passes no campo de ataque para pressionar o adversário. O time do Vitória conseguiu chegar em contra-ataque aos seis minutos do primeiro tempo. Renato Kayzer invadiu a área e bateu forte, mas Gabriel Grando espalmou o forte chute no centro do gol. Depois disso, a partida ficou mais equilibrada, sem grandes chegadas de ambos os lados.
Aos 34 minutos da primeira etapa, o Grêmio chegou forte no ataque. Em jogada combinada pelo lado esquerdo, Marlon deu o passe na entrada da área para Alysson, que só escorou para trás. André Henrique dominou e soltou o chute na caída da bola. O goleiro Lucas Arcanjo defendeu no meio do gol.
Em falta frontal sofrida por Arthur, Pavon foi para a cobrança, aos 37 minutos do primeiro tempo. O chute foi perigoso, passando muito perto do travessão da equipe baiana.
No seu melhor momento na partida, o Grêmio chegou mais duas vezes ao ataque. Primeiro em jogada de tabela pela esquerda da área e o cruzamento rasante de Marlon, que Alysson fechou dividindo com o zagueiro na segunda trave. Depois em chute colocado de Arthur da entrada da área, aos 43 minutos, que o goleiro Lucas Arcanjo espalmou, salvando a equipe do Vitória.
O prêmio pela pressão veio aos 46 minutos do primeiro tempo. Marcos Rocha cobrou o lateral na área. O zagueiro acabou desviando de cabeça para trás e a bola chegou para Edenilson no segundo pau. Ele testou firme e o goleiro do Vitória salvou em cima da linha. André Henrique conferiu o rebote para chegar chapando de perna direita e mandar no canto esquerdo, abrindo o placar na Arena, 1 a 0 Grêmio.
Segundo tempo
O time visitante voltou melhor do intervalo. Logo aos 3 minutos do segundo tempo, o Vitória chegou com um lançamento em diagonal da esquerda para a área gremista. Pavon acompanhou o lateral do Vitória e rebateu para o meio da área. Aitor chegou concluindo de primeira para deixar tudo igual na Arena, 1 a 1.
O gol acordou a equipe gremista. Aos 9 minutos do segundo tempo, o Grêmio voltou a liderar o placar. Marcos Rocha roubou a bola no ataque e deixou para Cristaldo. O argentino tabelou com Arthur e, de primeira, deu a assistência precisa para Amuzu no comando de ataque. Ele entrou em velocidade na área para dominar no peito e bater por entre as pernas de Lucas Arcanjo. 2 a 1.
O Vitória foi em busca do empate. Aos 29 minutos do segundo tempo, Osvaldo trouxe da esquerda para o meio e arriscou o chute cruzado, em sua primeira ação na partida. Gabriel Grando se esticou para espalmar no canto esquerdo.
Aos 43 minutos, Amuzu recebeu o passe pela extrema esquerda e foi pra cima do marcador. Conseguiu passar na força pela primeira vez, depois pedalou e levou ao fundo do campo para fazer o cruzamento. Aravena dominou na área, protegeu do zagueiro e girou o corpo. Assim, ficou de frente para o goleiro para bater com qualidade de perna direita e mandar no canto esquerdo, decretando a vitória do Grêmio contra o time baiano, 3 a 1.
Com o resultado, o Grêmio chegou aos 32 pontos somados em 25 jogos, na oitava posição do Campeonato Brasileiro antes do fechamento da rodada. Volta a atuar fora de casa na próxima quarta-feira (1), contra o Santos, na Vila Belmiro.
Coletiva
Na coletiva, o técnico Mano Menezes comemorou o desempenho da equipe do Grêmio diante do Vitória.
“Acho que vamos encerrar na primeira página (da tabela do Campeonato Brasileiro). É pouco para esse momento, mas é um alento gostoso você ver que as coisas estão entrando em um caminho que trabalhamos tanto para chegar”, disse o técnico do Grêmio.
“É uma evolução natural do trabalho, de poder repetir algumas coisas, da chegada de jogadores importantes. Hoje, temos mais facilidade de construção”, completou.
Mano Menezes destacou a atuação do jogador Amuzu, que foi um dos destaque do segundo tempo. “Amuzu entrou muito bem, ficamos feliz com isso, pois a gente vem trabalhando muito com ele. Antes, ele tinha dificuldades físicas, deixamos fora um tempo para que não tivesse pequenas lesões”, ressaltou.