,

Variações no tempo marcam período de Natal no RS

O boletim meteorológico aponta tempo instável no Rio Grande do Sul nos próximos dias.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

20/12/24

às

14:02

Atualizado em: 20/12/2024 às 14:07

tempo natal

Imagem de Porto Alegre. Foto: Rosana Klafke/Redação RS

O período de Natal será marcado por variações no tempo no Rio Grande do Sul, segundo o boletim meteorológico divulgado pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação).

Nesta sexta-feira (20), uma massa de ar seco e quente avança pelo Rio Grande do Sul, deixando o tempo abafado na maior parte do território gaúcho. Com o avanço das áreas de instabilidade em direção ao Oceano, ainda há possibilidade de garoa ou chuva rápida na Região Metropolitana e Litoral Norte, de acordo com o boletim.

No sábado (21), conforme o boletim da Seapi, correntes de vento, que transportam calor e umidade da Amazônia para a Região Sul do Brasil, irão provocar o aumento de nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul. Há previsão de chuva inicialmente na Região Sul do Estado. Entre a tarde e a noite, a chuva se espalha para as outras regiões.

No domingo (22): a chegada de uma massa de ar frio deverá proporcionar um alívio nas temperaturas em relação aos dias anteriores, marcando o tempo com temperaturas amenas em todo o Rio Grande do Sul. Com atuação das áreas de instabilidade, o tempo fica fechado e há previsão de chuva para grande parte do Estado.

Na segunda-feira (23), a nebulosidade deverá permanecer sobre grande parte do território gaúcho, com possibilidade de chuvas de baixo volume, especialmente nas áreas próximas ao Litoral, destacou o boletim Seapi.

Na terça-feira (24), véspera de Natal, o sistema responsável pela presença de nuvens nos dias anteriores finalmente se afastará do Rio Grande do Sul, mas, ao longo do dia, um cavado se formará na Fronteira Oeste do Estado, provocando chuva em cidades da Fronteira Oeste, Missões, Região Noroeste e Norte.

De acordo com o boletim da Seapi, esse sistema deverá avançar pelo Rio Grande do Sul e atingir as demais regiões ao longo da quarta-feira (25).

Segundo a Seapi, a Região Norte Rio Grande do Sul será o mais afetado pela chuva, oscilando em volumes entre 20 mm até 100 mm. Entre a Região Central e a Região Sul Estado, os volumes de chuva devem ficar entre 5 mm até pontos com acumulados de 50 mm.

Tópicos