Foi inaugurada nesta quarta-feira (22) a primeira tela para chamada de vídeo em pontos de ônibus de Porto Alegre. O equipamento fica no Bairro Bom Fim, na Avenida Osvaldo Aranha, em frente ao Auditório Araújo Vianna.
“Marca o início da operação local da ação que busca transformar pontos de ônibus em espaços acolhedores e seguros para usuários do transporte público noturno”, ressaltou a Prefeitura de Porto Alegre.
Em parceria com a concessionária Eletromidia e a operadora de telecomunicações Claro, estão previstas outras 49 unidades nos próximos dias, que serão instaladas em diferentes regiões de Porto Alegre. “A escolha dos locais segue critérios técnicos definidos em conjunto”, destacou a prefeitura.
O projeto, chamado de Abrigo Amigo, funciona diariamente das 20h às 5h da manhã e oferece atendimento remoto especializado para quem aguarda o transporte público à noite. As atendentes – todas mulheres – são treinadas para manter contato por vídeo, oferecer suporte e acompanhar a espera, ajudando a tornar o momento mais tranquilo e menos solitário.
Cada unidade é equipada com câmeras de alta resolução, microfones sensíveis e alto-falantes potentes, conectados à central de monitoramento. Além disso, o Abrigo Amigo também foi desenvolvido com foco na acessibilidade universal: o piso é podotátil, e o botão de acionamento tem placa em braille e está posicionado a 1,20 metro de altura, adequado para cadeirantes, crianças e pessoas com deficiência.
O atendimento remoto dispõe de comunicação em Libras, e está em andamento a implementação de legendas durante as chamadas. Não é necessário se identificar para realizar a chamada.
Segundo Thiago Ribeiro, diretor de Relações Governamentais da Eletromidia, a chegada do projeto a Porto Alegre representa um benefício importante para população.
“O Abrigo Amigo é um exemplo de como a mídia out-of-home pode ir além da comunicação e assumir uma função social. Em Porto Alegre, essa expansão representa um passo importante na consolidação de cidades mais humanas e tecnológicas, em que cada ponto de mídia também pode ser um ponto de cuidado”, destacou.




