, ,

Velório do ex-governador Alceu Collares será aberto ao público

Eduardo Leite decretou luto oficial de três dias no Rio Grande do Sul, em decorrência da morte de Collares.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

24/12/24

às

12:16

Atualizado em: 24/12/2024 às 12:28

collares

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Único governador negro eleito da história do Rio Grande do Sul, Alceu de Deus Collares morreu na madrugada terça-feira (24), aos 97 anos.

Vítima de pneumonia, ele estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, que emitiu boletim médico na manhã desta terça informando o falecimento por “falência múltipla de órgãos”.

“O Hospital Mãe de Deus comunica com pesar o falecimento do ex-governador Alceu de Deus Collares nesta terça-feira (24), às 2h40min, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Aos 97 anos, ele havia sido internado no dia 16 de dezembro. Consternados, expressamos nossas condolências à família e amigos, compartilhando a dor pela perda”, disse o hospital no boletim.

Alceu de Deus Collares nasceu em 1927 na localidade de Povo Novo, em Bagé, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul.

Mudou-se para Porto Alegre, cursou direito na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e conquistou o primeiro cargo público, como vereador, em 1962. Passou pelo MDB, durante a ditadura militar, e ajudou a fundar o PDT ao lado do ex-governador gaúcho Leonel Brizola.

Após três mandatos na Câmara Federal, virou prefeito de Porto Alegre em 1985, Em 1990, venceu as eleições para governador do Rio Grande do Sul.

O governador Eduardo Leite decretou luto oficial de três dias no Rio Grande do Sul, em decorrência da morte de Collares. “Minha solidariedade aos filhos de Collares e à sua esposa, Neusa Canabarro, neste momento de dor. Que possam encontrar conforto na memória de sua trajetória e no reconhecimento de sua contribuição para nossa sociedade. O Rio Grande do Sul perde um grande líder, mas seu exemplo será eterno”, declarou Leite.

O velório e as últimas homenagens a Collares ocorrerão na quarta-feira (25) no Palácio Piratini. A cerimônia acontecerá das 11h às 16h e será aberta ao público. O sepultamento, no final do dia, será no cemitério Jardim da Paz.

Tópicos