,

“Vencer diminui a pressão”, diz Mano após Grêmio ganhar do Fortaleza

Com a vitória, a equipe do Grêmio aumenta para cinco pontos a distância para o Z-4.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

29/07/25

às

23:57

lg noticias gra mio vence fortaleza com dois gols de braithwaite 44062

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio voltou a vencer no Campeonato Brasileiro 2025. Na noite desta terça-feira (29), em partida atrasada da 14ª rodada do Brasileirão, o tricolor gaúcho venceu o Fortaleza por 2 a 1, na Arena do Grêmio.

As duas equipes realizaram uma partida equilibrada. Com a posse de bola, o Grêmio controlou o jogo nos primeiro minutos e buscou os espaços.

Aos 9 minutos do primeiro tempo, em contra-ataque, Cristian Olivera recebeu lançamento em velocidade e Magrão tentou antecipar, mas cometeu falta dentro da área no atacante gremista. Pênalti marcado pela arbitragem. Braithwaite fez a cobrança no centro do gol e abriu o placar para o Grêmio: 1 a 0.

Aos 14 minutos, mais um contra-ataque puxado em velocidade. Desta vez, Alysson recebeu e invadiu a área. Na hora de driblar Magrão, o goleiro cometeu nova penalidade. Braithwaite cobrou no canto esquerdo para estufar a rede: 2 a 0.

Atrás do placar, a equipe do Fortaleza buscou se recompor na partida e, aos 23 minutos, Deyverson pegou rebote na área e descontou para a equipe visitante.

O jogo ficou mais disputado no meio de campo, diminuindo as chances no ataque. Após troca de passes aos 41 minutos, Alysson recebeu na entrada da área e deu uma caneta no marcador, mas foi derrubado antes de completar a jogada e o árbitro marcou a falta. Marlon fez a cobrança, mas a bola foi por sobre o gol, direto pela linha de fundo.

Segundo tempo

O jogo entre Grêmio e Fortaleza seguiu equilibrado no segundo tempo, mas os passes ficaram mais concentrados na região central de campo. Assim as duas equipes voltaram a criar poucas chances no ataque.

Aos 14 minutos da segunda etapa, Herrera tentou o chute cruzado, direto pela linha de fundo. Aos 15, Cristian Olivera Cruzou e Braithwaite cabeceou para baixo, obrigando o goleiro Magrão a cair para fazer a defesa.

Aos 29 do segundo tempo, foi o Fortaleza que levou perigo. No cruzamento para Deyverson, o centroavante cabeceou para defesa de Tiago Volpi.

Com a partida se encaminhando para o final, as duas equipes arriscaram para chegar ao gol. Aos 44 minutos, Tiago Volpi fez grande defesa em cobrança de falta de Gastón Ávila.

Já aos 48 minutos, o Grêmio fez rápida cobrança de falta pela esquerda de ataque e Braithwaite dominou, driblou o marcador e, na finalização, foi travado pelo defensor.

No minuto seguinte, mais uma oportunidade do terceiro gol gremista. Cristian Olivera recebeu lançamento na área e chutou cruzado de primeira, mas a bola saiu para fora.

Com vitória, equipe do Grêmio aumenta para cinco pontos a distância para o Z-4.

Coletiva

Após o jogo, na coletiva, Mano Menezes comemorou os três pontos dentro de casa. “É desnecessário falar o quão importante é essa vitória. Vencer diminui a pressão, nos dá mais tranquilidade para trabalhar”, ressaltou o técnico do Grêmio.

“A vitória passou pelo nosso ótimo início de jogo. Mudamos um pouco a parte tática em termos de movimentação, com Olivera por fora e Alysson por dentro se aproximando do Braith junto com Riquelme”, completou Mano Menezes.

Mano também respondeu sobre a oscilação da equipe do Grêmio na partida. “A gente vem melhorando em pequenos detalhes. Oscilamos ainda, pois a equipe não está tão firme ainda. Mas resultados positivos assim ajudam a afirmar o time. Acredito que isso vá acontecer”, disse.

Tópicos