Cidades da Fronteira Oeste foram atingidas por um vendaval nesta quinta-feira (8).
Os fortes ventos provocaram estragos e destelhamentos de residências em Alegrete e Manoel Viana. Ainda não há um levantamento oficial da Defesa Civil sobre os estragos nas duas cidades.
De acordo com as primeiras informações, O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou rajada de 93 km/h em Alegrete.
Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, há um alerta vermelho (risco muito alto) de novos temporais e vendaval na Fronteira Oeste, principalmente em Uruguaiana e Alegrete, até o começo da noite desta quinta.
Há risco de temporal com granizo ao longo desta quinta em cidades como Camaquã, Tapes e Arambaré (A Defesa Civil emitiu um alerta laranja para a região).
Chuva volumosa
Com o bloqueio atmosférico, as áreas de instabilidade já provocaram chuva volumosa em diversos pontos do Rio Grande do Sul. A chuva encontra dificuldades para se espalhar por causa do bloqueio.
Em Alegrete, acumulado de chuva é de 73 mm, conforme a Defesa Civil. Em Quaraí, segundo medição da prefeitura, foram mais 100 mm nas últimas horas.
Em Uruguaiana, foram mais de 80 mm acumulados em 3 horas, segundo a Defesa Civil do município. Em Hulha Negra, na Região Sul, ainda não há um número oficial, mas a prefeitura cancelou as aulas na rede municipal. A previsão indica que pode chover até 120 mm.
Em São Gabriel, também há registro de chuva volumosa na cidade, o último registro apontou 55mm (mas foi antes do meio-dia).