A Prefeitura de Porto Alegre informou que a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde investiga oito casos suspeitos de sarampo e um de rubéola na Capital.
As informações constam no informativo quinzenal com dados acumulados até 14 de junho, que corresponde ao fim da semana epidemiológica 24. O boletim foi divulgado nesta terça-feira (17).
“Além dos nove casos atualmente em investigação, um foi confirmado: trata-se de uma pessoa que esteve nos Estados Unidos, país com circulação ativa do vírus do sarampo. Outros 19 casos foram descartados, incluindo nove pessoas que testaram positivo para dengue”, ressaltou a prefeitura.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa. Estima-se que, a cada dez pessoas não vacinadas expostas ao vírus, nove podem se infectar e desenvolver sintomas. A vacinação, disponível gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é a principal forma de prevenção.
Sintomas
Para ser considerado suspeito, o paciente deve apresentar febre, manchas vermelhas no corpo (exantema) e pelo menos um dos seguintes sinais: tosse, coriza, conjuntivite, artrite, linfadenopatia (aumento dos gânglios linfáticos) ou artralgia (dor nas articulações).
Em caso de suspeita, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente.