, ,

Visitação é suspensa no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul

Mais de 90 aves morreram no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

16/05/25

às

15:02

Atualizado em: 16/05/2025 às 15:10

zoologico sapucaia

Foto: Divulgação/Sema

A Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura) anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (16), a suspensão, por tempo indeterminado, da visitação ao Parque Zoológico de Sapucaia do Sul.

A decisão ocorre após a confirmação pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) de que mortes de cisnes e patos foram motivadas pela gripe aviária. Mais de 90 aves morreram no local.

O acesso do público já estava suspenso de forma preventiva desde quarta-feira (14). A investigação da causa da morte incluiu a análise de amostras. “Não há alteração nos trabalhos internos de atendimento aos animais”, afirmou a Sema em nota.

Entre os principais sintomas apresentados nas aves estão dificuldade respiratória; secreção nasal ou ocular; espirros; falta de coordenação motora; torcicolo; diarreia; e alta mortalidade.

Todas as suspeitas de influenza aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves devem ser notificadas imediatamente à Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação) através da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.

Exposição

A Seapi informou que as aves e pássaros presentes na Fenasul Expoleite, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, estão sendo retiradas do local.

A remoção se dá para evitar danos à saúde dos animais e garantir a segurança das aves. “Um decreto deve ser publicado em breve com a orientação de que aves e pássaros estão proibidos de participar de eventos, exposições e feiras em todo o Rio Grande do Sul, como medida de precaução”, ressaltou a Seapi.

Tópicos