Após enchentes no Rio Grande do Sul, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre reabriu nesta segunda-feira (21).
Os voos comerciais foram retomados após cerca de 170 dias fora de operação devido aos estragos causados pelas chuvas que atingiram o Estado em abril e maio deste ano.
De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, cerca de 9 mil passageiros circularão nesta segunda, que conta com 71 voos (37 partidas e 34 chegadas). Segundo a Fraport, concessionária que administra o Aeroporto Salgado Filho, as primeiras rotas abrangem voos com origem ou destino a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
“A reabertura do aeroporto de Porto Alegre simboliza um renascimento para o Estado. Foram quase seis meses sem o terminal e isso teve um impacto muito grande na economia, nos empregos e no turismo. Além de tudo isso, teve um impacto na nossa autoestima, porque a necessidade de se locomover, e até de buscar um outro Estado vizinho do aeroporto para se deslocar, tocava na alma do gaúcho. O restabelecimento do aeroporto, ainda que em condições parciais, injeta ânimo, esperança e confiança na recuperação do nosso Estado.”, disse o governador Eduardo Leite.
