Com previsão de enchente, a Prefeitura de Lajeado comunicou, nesta quarta-feira (18), que começou a retirar famílias de casa.
“Devido ao grande volume de chuvas registrado nos últimos dias nas cabeceiras e no Vale do Rio Taquari, o nível do rio subiu durante a madrugada e está na iminência de ultrapassar o leito”, disse.
“Às 10h30, a medição do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) registrou a marca de 18,92 metros, com elevação de 20 centímetros na última hora. O nível normal do rio em Lajeado é de 13 metros, e a cota de inundação é de 19 metros”, completou a prefeitura.
A prefeitura disse que iniciou a retirada de famílias residentes em áreas que ficam até a cota dos 21 metros. As pessoas desalojadas estão sendo acolhidas no Pavilhão 1 do Parque do Imigrante, em Lajeado.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Marcelo Maya, o plano de contingência foi acionado ainda durante a madrugada e o município permanece em estado de alerta.
Em caso de emergência ou necessidade de auxílio, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil de Lajeado pelo telefone (51) 3982-1150 ou pelo WhatsApp (51) 99828-4971.
Conforme o prognóstico do tempo da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a cidade de Lajeado segue em alerta para chuva intensa e risco de tempestade ao longo desta quarta.