O prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, assinou, na noite desta quarta-feira (18), um decreto de situação de emergência devido às fortes chuva.
A assinatura do decreto possibilita a Prefeitura de Santa Maria a fortalecer e agilizar ações para mitigar os prejuízos sociais, habitacionais e de infraestrutura causados pelas chuvas no Munícipio, além de buscar auxílios com o governo estadual e federal.
As fortes chuvas ultrapassaram, desde segunda até a tarde desta quarta-feira, um acumulado próximo de 267 mm (pluviômetro do Cemaden, no Bairro Lorenzi). Isto é o equivalente a quase o dobro da média de chuva no mês de junho, que é 132,7 mm.
“Estamos monitorando as áreas de risco e organizamos para acolher até 50 pessoas no Centro Desportivo Municipal. Continuamos com as nossas ações de desassoreamento e limpeza dos rios e dos arroios. O decreto nos permite uma maior celeridade para enfrentarmos mais essa situação delicada na nossa cidade”, afirma o prefeito de Santa Maria.
Por conta do alto volume de chuva, vias, pontes e estradas do foram bloqueadas em Santa Maria. Segundo a prefeitura, levantamento da Defesa Civil realizado nesta quarta contabiliza cerca de 180 ocorrências atendidas, sendo a maioria por alagamentos em residências.
“Foram 191 famílias afetadas até o momento e cinco famílias foram acolhidas no abrigo do Centro Desportivo Municipal”, disse a prefeitura.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade de Santa Maria (assim como toda a Região Central) segue com o alerta vermelho (grande perigo) para chuva volumosa e tempestade até o fim da manhã desta quinta-feira (19).