, , ,

Ecopontos são alternativa para descarte de resíduos em Pelotas

Cinco Ecopontos distribuídos pelo município de Pelotas concentram o descarte de diversos materiais.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

05/08/25

às

14:11

pelotas reciclagem

Foto: Luiza Meirelles/Prefeitura de Pelotas

Ecopontos são alternativa para descarte de resíduos em diferentes pontos na cidade de Pelotas, na Região Sul do Rio Grande do Sul.

Cinco Ecopontos distribuídos pelo município concentram o descarte de diversos materiais, recebendo desde produtos recicláveis, como vidros e plásticos, até materiais volumosos, como pneus e móveis desmontados.

“os Ecopontos passaram por reformas e requalificações visando ampliar a variedade e a quantidade de materiais recebidos nas unidades. Assim, viabilizando que os pelotenses tenham acesso à estruturas qualificadas para o descarte adequado de resíduos inservíveis, reutilizáveis ou que possam ser reciclados”, ressaltou a Prefeitura de Pelotas.

Segundo a prefeitura, cada usuário pode descartar até 1m³ de material, o que corresponde, em volume, a duas caixas d’água de 500 litros, por exemplo, e no caso do descarte de pneus, a quantidade máxima aceita para descarte é de quatro unidades.

Que pode e o que não pode ser descartado nos Ecopontos?

Podem ser descartados resíduos recicláveis (papel, papelão, plástico, vidros, espelhos, metais e isopor); resíduos de manejo de vegetação e jardinagem, como podas e supressão; resíduos da construção civil, como tijolos, concreto, terra, madeiras, forros e argamassa; eletroeletrônicos e eletrodomésticos de linha branca (geladeira, fogão, televisão, monitor, impressora); resíduos volumosos desmontados (móveis, sofás, armários, guarda-roupas, mesas, colchões); pneus (no máximo quatro unidades) e óleo de cozinha usado.

Já resíduos biológicos e sépticos, como remédios, agulhas, curativos, seringas e animais mortos; resíduos químicos e industriais (embalagens e restos de agrotóxicos, lâmpadas, pilhas e baterias) e restos de tinta não podem ser descartados nas unidades.

Locais

  • Ecoponto JK – Avenida Juscelino Kubitschek, 3195: funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Ecoponto Laranjal – Rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde: funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Ecoponto Balsa – Rua Paulo Guilayn, 201: funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Ecoponto Cerquinha – Rua Engenheiro Hugo Veiga, 155 : funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Ecoponto Gotuzzo – Rua Machado de Assis, ao lado do reservatório R7. funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Tópicos