A onda de frio começou nesta sexta-feira (8) no Rio Grande do Sul. Os próximos dias serão marcados por temperaturas negativas e geada no Estado, aponta os boletins da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação).
Nesta sexta, a massa de ar polar deixa a tarde fria no Rio Grande do Sul. À noite, a sensação de frio aumenta no Estado. O ciclone extratropical vai ajudar a “empurrar” a massa de ar polar pelo território gaúcho.
No sábado (9), o ar frio se estabelece sobre o Rio Grande do Sul e as temperaturas ficam mais baixas em comparação aos dias anteriores, com mínimas variando entre –2°C e 10°C, e com condição de geada na Fronteira Oeste e na Campanha.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, entre o final da madrugada e da manhã, devido à presença de chuva, há chance de precipitação invernal (neve ou chuva congelada) nos pontos altos da Serra gaúcha. As máximas variam entre 4°C a 15°C.
No domingo (10), com a atuação da massa de ar polar, as mínimas ficam entre -1°C e 11°C, com geada em várias áreas do Estado, exceto na faixa Leste e Serra Gaúcha. conforme o prognóstico do tempo da Defesa Civil do Estado, as máximas oscilam entre 10°C e 16°C.
Na segunda-feira (11), o boletim da Seapi aponta que o ar frio ganha mais força no Rio Grande do Sul, as mínimas variam entre -3°C e 10°C, com previsão de geada na maioria das regiões do Estado, exceto faixa Leste e Serra, devido à condição de nevoeiro. À tarde, as máximas oscilam entre 12°C e 18°C.
Na terça-feira (12), as mínimas ficam entre 0°C e 11°C, com previsão de geada em diferentes áreas do Estado, exceto no Oeste, Missões, Litoral, Região Metropolitana, Costa Doce e Serra.
“Já as máximas sobem um pouco mais em comparação aos últimos dias, oscilando entre 17°C e 22°C”, destacou a Defesa Civil do Estado.
A massa de ar polar começa a perder força. Conforme a Defesa Civil, a tendência é que, na quarta-feira (13), as temperaturas fiquem ainda mais altas em comparação aos dias anteriores.





