,

Operação investiga Prefeitura de Cacequi e empresários

A Prefeitura de Cacequi divulgou uma nota sobre o assunto.

Avatar de Redação RS

|

12/08/25

às

13:10

operacao cacequi

Foto: Divulgação/MPRS

O MPRS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) investiga fraudes em licitações na Prefeitura de Cacequi.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, com o apoio da Brigada Militar, cumpriu nesta terça-feira (12) mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Cacequi, Secretaria de Trânsito e Transporte e em residências de agentes públicos do município.

Os agentes também realizaram a operação em residências de empresários investigados e respectivos empreendimentos localizados nos municípios de Cacequi e São Gabriel.

Segundo a assessoria de imprensa do MPRS, foram arrecadados documentos e equipamentos eletrônicos durante a operação.

“Na Operação Títere, apura-se a ocorrência de delitos licitatórios, crimes de responsabilidade e práticas ilegais de gestão. Constam como investigados agentes públicos e empresários envolvidos nas licitações e negociações suspeitas”, disse.

As investigações são conduzidas pela promotora de Justiça Mariana de Azambuja Pires, sob a coordenação do procurador de Justiça Fábio Costa Pereira. Também participam os promotores de Justiça Karina Bussmann, Letícia Elsner Pacheco, André de Azevedo Coelho e Diego Pessi.

A Prefeitura de Cacequi divulgou uma nota sobre o assunto. Confira na íntegra:

O Município de Cacequi, por meio de sua Administração Municipal, vem a público esclarecer que os fatos objeto de investigação divulgados na data de hoje não possuem qualquer fundamento que possa macular a lisura dos atos – desta gestão.

Todas as ações e decisões desta Administração são pautadas de forma estrita pelos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, que norteiam a atuação da Administração Pública.

Ressaltamos que, até o presente momento, esta Administração não teve acesso ao processo judicial que determinou a ação de hoje, razão pela qual não dispõe de informações detalhadas sobre o seu conteúdo e fundamentos.

As denúncias que motivaram tais investigações revestem-se de interesses alheios ao bem público, decorrentes de disputas políticas locais que, lamentavelmente, geram prejuízos à imagem de nossa comunidade e desviam o foco das verdadeiras necessidades da população.

Reiteramos nosso compromisso de colaborar integralmente com as autoridades competentes, com absoluta transparência, para que a verdade prevaleça e a confiança da população seja plenamente preservada.

Nossa cidade tem apresentado avanços significativos, fruto de um trabalho sério e comprometido com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria da qualidade de vida dos que mais precisam. Não permitiremos que interesses particulares enfraqueçam essa trajetória de crescimento e dedicação ao povo de Cacequi.

Tópicos