O Palácio Piratini, sede do governo do Estado do Rio Grande do Sul, abre as portas ao público para celebrar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural neste sábado (16) e domingo (17).
A programação inclui visita livre à Ala Governamental e exposições. Neste ano, parte das atividades destacam os 110 anos de nascimento de Aldo Locatelli, pintor italiano que assina as pinturas murais do Piratini.
No sábado, o Palácio Piratini receberá visitantes das 10h às 12h e das 13h às 17h. Já no domingo, o acesso será das 10h às 12h e das 13h às 18h. O público terá livre circulação pela Ala Governamental, que inclui ambientes como os salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasqualini.
A visita será autoguiada, mas servidores estarão disponíveis para auxiliar e esclarecer dúvidas. A atividade é gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia, bastando apresentação de documento de identidade na recepção.
Nos salões nobres, estará montada uma exposição temporária em homenagem a Aldo Locatelli, autor das 23 obras que adornam esses espaços e cujo aniversário de nascimento será celebrado no dia 18 de agosto. Serão imagens e vídeos que ajudam a contar um pouco da vida e da obra do artista.
Vestíbulo principal
Já no vestíbulo principal, os visitantes poderão conferir a exposição “8 de Janeiro: Restauração e Democracia“, da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), instituição com a qual o Palácio Piratini mantém uma parceria de cooperação técnica.
A mostra reúne fotografias que registram parte do processo de recuperação de 20 obras vandalizadas em Brasília, em 8 de janeiro de 2023, e que foram recuperadas por professores, estudantes e técnicos do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel.
A curadoria é dos professores da UFPel Lauer Santos, Roberto Heiden e Renan Espírito Santo. As fotografias são da professora da UFPel e coordenadora-adjunta do projeto, Karen Caldas, do fotógrafo Nauro Júnior e de Mariana Alves, do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).