A Trensurb anunciou a retomada da circulação dos trens em toda a linha, das 5h às 23h, diariamente, sem a necessidade de transbordo para ônibus.
“A partir da Expointer 2025, que inicia em 30 de agosto, os usuários poderão desfrutar da viagem completa do metrô, em horário integral, nas 22 estações distribuídas ao longo dos 43,8 quilômetros de via”, afirmou a assessoria de imprensa da Trensurb.
Desde janeiro deste ano, o serviço complementar de ônibus é utilizado após às 20h, de segunda a sábado, e durante todo o dia, aos domingos e feriados, entre as estações Mathias Velho (em Canoas) e Mercado (Porto Alegre). Isso porque as obras de recuperação da via férrea, nesse trecho, somente poderiam ser realizadas sem a circulação dos trens.
Após a enchente de 2024, a via férrea foi totalmente renovada e com infraestrutura modernizada.
“Ao todo, são 20 quilômetros em reconstrução, e as intervenções na via já alcançaram 80% de conclusão. No entanto, a partir do dia 30 de agosto, as obras seguirão no horário normal de manutenção, isto é, somente após o encerramento da circulação dos trens, sem causar transtorno ao usuário”, ressaltou a assessoria de imprensa da Trensurb.
Sinalização
Paralelamente, a sinalização, essencial para o controle do tráfego ferroviário, também está em recuperação. De Novo Hamburgo a Canoas, a sinalização já foi restabelecida em maio de 2024, e o trecho entre Canoas e Farrapos (Porto Alegre) está concluído.
No trecho entre Farrapos e Mercado, no Centro de Porto Alegre, as obras seguem, com conclusão prevista até outubro deste ano.