Com a formação de um ciclone, o tempo fica instável na maior parte do Rio Grande do Sul neste sábado (20). Há risco de tempestade pelo Estado.
Na noite desta sexta-feira (19), as áreas de instabilidade provocaram tempestade na Região Sul e na Fronteira Oeste, houve registro em Santana do Livramento e Arroio Grande. Com o avanço das nuvens carregadas, há risco de tempestade no Rio Grande do Sul a partir da madrugada deste sábado. Há previsão de chuva para grande parte do Estado.
Com a atuação do ciclone, além de chuva e risco de queda de granizo, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul aponta que são esperadas rajadas de vento de 60 a 80 km/h, mas que podem chegar a 100 km/h nas Região Sul, Campanha, Região Central, Região Metropolitana e Serra ao longo deste sábado. O tempo fica firme na Região Noroeste e no Norte.
Segundo a previsão, o sábado começa com a temperatura amena, mas o tempo fica abafado em diversas áreas. Com atuação da massa de ar quente e úmida, o calor ganha destaque na Região Central, Região Metropolitana, Serra e Região Noroeste.
Em Porto Alegre e Canoas, a nebulosidade aumenta ao longo deste sábado, há previsão de chuva e risco de tempestade e vento, mínima de 18ºC e máxima de 29ºC. Em Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, o tempo fica nublado e úmido, a sensação de abafamento aumenta neste sábado, com o avanço das áreas de instabilidade há previsão de pancadas de chuva e risco de tempestade, mínima de 18ºC e máxima de 28ºC.
Em Caxias do Sul, o sábado começa com o tempo firme, a nebulosidade aumenta ao longo do dia e há previsão de chuva, com risco de vento, mínima de 15ºC e máxima de 27ºC. Em Iraí, o tempo fica firme, o sol aparece com nuvens e o calor ganha força durante a tarde, mínima de 17ºC e máxima de 30ºC.