O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sancionou, nesta quarta-feira (24), a lei que cria a Secretaria da Mulher e apresentou a enfermeira e ex-prefeita de Cristal, Fábia Richter, como titular da pasta.
“A iniciativa fortalece políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres, à proteção contra a violência e à ampliação da autonomia econômica”, ressaltou o governo do Estado.
“A pasta será mais um instrumento para fazer transformação de vidas no nosso Estado. E eu tenho muito orgulho de ser o governador a liderar um secretariado com a maior composição feminina já registrada ao longo dos anos, em secretarias muito relevantes e de grande impacto”, disse o governador.
A estrutura da Secretaria da Mulher contará com dois departamentos: Enfrentamento à Violência contra a Mulher; e Articulação e Cuidado Integral e Promoção à Autonomia Econômica.
Esses setores incluirão ainda sete eixos de atuação: prevenção; proteção; acolhimento; cuidado integral; inclusão produtiva e preparação para o mercado de trabalho; articulação e informação; e identificação. Haverá também uma Assessoria Especial de Monitoramento e Avaliação.
