O governo do Rio Grande do Sul reconheceu 14 marcas de cachaças aptas a receber o Selo Cachaça Premium Gaúcha 2025 após rigorosa avaliação.
Segundo o governo do Estado, das 19 amostras inscritas, 14 cachaças foram aprovadas após passarem por três etapas: avaliação sensorial, verificação da conformidade legal, análise físico-química. No painel sensorial, especialistas degustaram diferentes tipos de cachaças, observando aspectos como sabor, aroma, cor e textura.
“A certificação existe para diferenciar, com base técnica, os produtos que atingem um padrão superior. O selo é uma referência objetiva de qualidade para o mercado e para o consumidor”, afirmou a titular da Sict (Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia), Simone Stülp.
A cerimônia oficial de entrega dos certificados será realizada em 27 de janeiro, às 16h, no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre. A lista com as cachaças selecionadas está disponível aqui neste link.
“As cachaças que não foram aprovadas também estão aptas para o consumo, pois atendem aos critérios da legislação. Contudo, o regulamento da certificação da Sict exige padrões ainda mais elevados para identificar os produtos premium”, destacou o governo do Rio Grande do Sul.





