, ,

Santa Casa de Porto Alegre registra resultado histórico na área de transplantes de órgãos

A Santa Casa de Porto Alegre divulgou um balanço sobre os transplantes realizados em 2026.

publicado em

atualizado em

santa casa cirurgia
Equipe médica durante procedimento realizado na Santa Casa de Porto Alegre. Foto: Vinicios Sparremberger/Santa Casa

A Santa Casa de Porto Alegre iniciou 2026 com um resultado histórico na área de transplantes de órgãos.

Em janeiro deste ano, foram realizados 59 procedimentos do tipo, incluindo coração, fígado, rim e pulmão, o melhor início de ano já registrado na história da instituição.

“O resultado supera o recorde anterior da série histórica, registrado em julho de 2024, quando foram realizados 57 transplantes de órgãos. O novo marco consolida janeiro de 2026 como o mês de maior volume desse tipo de procedimento na última década (2017–2026), período com registros mensais consolidados da instituição”, destacou a assessoria de imprensa da Santa Casa.

O volume alcançado logo no início de 2026 também representa recomeço e esperança para pacientes que aguardam em lista de espera por um órgão.

“Os números evidenciam não apenas a capacidade assistencial da instituição, mas sobretudo a importância da doação de órgãos, um gesto de solidariedade que possibilita qualidade de vida e centenas de novos recomeços para pacientes e suas famílias”, ressaltou o diretor Médico e de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Antonio Kalil.

Números

Segundo a Santa Casa, entre os números do mês está a realização de três transplantes de coração, consolidando o trabalho da equipe nesse tipo de procedimento de alta complexidade. O transplante renal, que concentra a maior demanda de pacientes em lista do Rio Grande do Sul entre os órgãos sólidos, manteve-se como o principal volume da instituição, com 42 procedimentos.

Também foram registrados 11 transplantes de fígado e três de pulmão. A relevância da Santa Casa no cenário estadual também se reflete nos dados consolidados de 2025.

“Dos 773 transplantes de órgãos realizados no Rio Grande do Sul, 469 ocorreram na instituição. Isso representa mais de 60% de todos os procedimentos realizados no Estado, reforçando o papel da Santa Casa como referência em transplantes”, ressaltou a assessoria de imprensa da Santa Casa.

Tópicos