A SES (Secretaria Estadual da Saúde) e a direção do Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, firmaram um convênio nesta sexta-feira (18).
O governo do Estado vai para repassar R$ 3 milhões à instituição. Com o recurso, o Hospital Ana Nery vai realizar radiocirurgias pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
“Os valores são destinados para um pacote de atualização do acelerador linear, equipamento de radioterapia utilizado no tratamento de câncer. Os recursos fazem parte do programa Avançar Mais e vão possibilitar a realização de radiocirurgias no local pelo SUS”, disse o governo do Rio Grande do Sul.
De acordo com o governo do Estado, no Hospital Ana Nery, será comprado um novo software para o aparelho de radioterapia que já está em uso no centro de oncologia, assim como a instalação de incrementos físicos, principalmente a implantação de três braços robóticos, que produzirão em tempo real imagens do tratamento.
“A aquisição possibilitará a realização de tratamentos de radioterapia de alta complexidade, mais seguros e precisos, além das radiocirurgias, técnica de tratamento de tumores com dose única ou de curta duração de radiação”, afirmou o governo gaúcho.
“Um paciente que faz tratamento radioterápico precisa de 25 a 35 dias de tratamento em média. Com a radiocirurgia estereotáxica (uma forma de radioterapia de alta precisão que não envolve incisão ou anestesia geral), é possível fazer um tratamento de dois a cinco dias”, explicou o diretor médico do hospital, Luiz Alberto Hauth, durante a cerimônia.
Tumores muito frequentes, como o de próstata, poderão ser tratados com altas taxas de cura e menos efeitos adversos.
Outro ganho é que as radiocirurgias poderão ser realizadas no local, evitando o deslocamento dos pacientes até Porto Alegre, a 150 quilômetros. Um trajeto que leva em média duas horas. A expectativa é de que, quando os novos equipamentos estiverem em funcionamento, o hospital se torne referência em radiocirurgias para o SUS na Região Central do Estado.