, ,

MPRS ajuíza ação contra Corsan por problemas no fornecimento de água em Santa Cruz do Sul

Houve um aumento de atendimentos nas unidades de saúde de Santa Cruz do Sul nos últimos dias.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

28/11/24

às

22:18

NOTICIA 1

Crédito: Redação RS

O MPRS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) ajuizou nesta quinta-feira (28) ação civil pública contra a Corsan, em que pede uma solução imediata para o fornecimento de água com odor, coloração e turbidez em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo.

“Na ação civil pública, o promotor de Justiça Érico Fernando Barin ressalta que, nos últimos dias, a empresa deu diferentes versões e explicações para a possível causa do mau cheiro da água, como a proliferação de algas no ponto de captação e até o despejo clandestino de resíduos, fato que não foi comprovado”, disse o MPRS.

Houve um aumento de atendimentos nas unidades de saúde de Santa Cruz do Sul por problemas gastrointestinais, como diarreia e dor abdominal, que começaram após a ingestão de água.

Além de providências urgentes para resolver o problema de qualidade da água, o MPRS disse que pediu a fixação de multa pelos danos à população.

“A adoção e a comprovação de providências efetivas para fazer cessar o fornecimento de água em condições inadequadas, com a aplicação de multa no valor de R$ 100 mil por cada dia, enquanto persistir o fornecimento de água em condições impróprias ou se houver a interrupção do fornecimento de água”, ressaltou.

Tópicos