A formação de ciclone bomba vai provocar o avanço de uma nova frente fria sobre o Rio Grande do Sul neste domingo (1), segundo a previsão do tempo.
O domingo começa com a temperatura amena no Estado, mas a tarde o calor e a umidade deixam o tempo abafado em diversas áreas do território gaúcho, com a máxima passando de 30°C.
De acordo com a previsão do tempo, o sol aparece no Rio Grande do Sul, mas ao longo do dia, com o avanço da frente fria, a nebulosidade aumenta em diversos pontos.
A frente fria provoca áreas de instabilidades e há risco de tempo severo em cidades na Fronteira Oeste (como Alegrete, Santana do Livramento e Quarai), Campanha (como Bagé, Dom Pedrito e Candiota) e Região Sul (como Canguçu e Pelotas) Região Central (Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul).
Segundo a Sala de Situação, a partir da tarde de domingo as áreas de instabilidade avançam para as outras regiões do Rio Grande do Sul. Além de risco de chuva forte e volumosa, há possibilidade de rajadas forte de vento.
Em Porto Alegre, o domingo começa com o tempo firme, o sol aparece entre nuvens, mas a partir da tarde a nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas de chuva, mínima de 20 °C e máxima de 31°C.
Em Torres, o tempo fica nublado e há previsão de pancadas de chuva ao longo de domingo, mínima de 19 °C e máxima de 26°C.