A Copa do Brasil de 2025 tem todos os 92 clubes definidos. Após o término do Campeonato Brasileiro 2024, as vagas restantes foram definidas e clubes das cinco regiões do Brasil dividem espaço na competição mais democrática do país.
O Rio Grande do Sul será representado por seis times : Caxias, Guarany de Bagé, Inter, Juventude, Grêmio e São José. Pela primeira vez na história, o Guarany de Bagé está classificado para a Copa do Brasil.
Com a presença do Inter na Libertadores 2025, abriu-se outra vaga para o Rio Grande do Sul na competição nacional, que ficou para o quinto classificado no Campeonato Gaúcho 2024.
O formato da Copa do Brasil 2025 segue sem alterações, com duelos eliminatórios nas suas sete fases. Com a classificação para a Libertadores, o Inter entra na terceira fase da competição. Já os outros times entram na primeira fase.
Na primeira fase da Copa do Brasil, o duelo é em jogo único, com o time de menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes da CBF sendo o mandante. Em caso de empate, o visitante se classifica. Os duelos com os 80 times serão definidos por sorteio.