, ,

Estudantes gaúchos vencem competição internacional de empreendedorismo no Uruguai

Agora, a miniempresa dos estudantes gaúchos se prepara para o Ralph de la Vega Award.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

09/12/24

às

17:12

estudantes gauchos

Equipe do Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação

Uma equipe de estudantes do Rio Grande do Sul conquistou o primeiro lugar na competição internacional Company of the Year (COY) realizada em Montevidéu, no Uruguai.

A miniempresa ACHEI, desenvolvida no Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, em Porto Alegre, criou um localizador inteligente que combina uma etiqueta Bluetooth e um aplicativo, ajudando usuários a rastrear objetos cotidianos, como chaves, carteiras ou outros pertences, evitando perdas.

O estudante Gabriel Pitrez Silva, integrante da ACHEI, destaca a experiência vivida no evento. “O verdadeiro prêmio foi conhecer pessoas incríveis de toda a América”, afirma.

A competição, promovida pela Junior Achievement Américas, reuniu 20 empresas juvenis finalistas de nove países das Américas que participam do Programa Miniempresa, capacitando jovens de 16 a 18 anos a criar e gerir negócios reais.

Os estudantes apresentaram seus produtos a juízes e investidores durante o evento. “É emocionante ver tanto entusiasmo, talento e perseverança. Aqueles que chegam a essa etapa são a semente do ecossistema empreendedor”, explica Noël Zemborain, presidente da Junior Achievement Américas.

O evento também premiou iniciativas do Equador e do Peru e contou com o apoio de empresas globais. Em 2025, o Brasil será sede do evento, que ocorrerá no segundo semestre, na cidade do Rio de Janeiro. Esta será a terceira edição realizada no país, sendo a primeira também no Rio de Janeiro, em 2010, e a segunda em São Paulo, em 2017.

Agora, a miniempresa dos estudantes gaúchos se prepara para o Ralph de la Vega Award, o prêmio global mais importante da organização, que reconhece o melhor empreendimento juvenil das regiões da Ásia-Pacífico, Europa, Estados Unidos, África e Oriente Médio.

Tópicos