O governo do Estado realizou a sétima entrega de casas temporárias para atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (17), em Encantado, no Vale do Taquari.
O município já havia recebido 30 dessas moradias, em agosto, mas viabilizou um novo terreno para as novas 50, totalizando 80. Nesta sexta, as chaves das moradias temporárias foram entregues pelo vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes,
A ação possibilitou a desativação do quinto e último abrigo de Encantado. “Nós, gestores, temos que continuar trabalhando ao máximo para diminuir o sofrimento das pessoas que já perderam tanto nas enchentes. Agora, terão um canto para elas, com eletrodomésticos, com mobília, com um banheiro exclusivo para a família. Realmente é um momento diferente para elas. Claro, o ideal e a nossa meta são as casas definitivas, que devem ser entregues pelo governo federal e algumas delas pelo governo do Estado”, ressaltou o vice-governador.
Cada casa possui 27 m² e é composta por dormitório, sala e cozinha conjugadas e banheiro, além de possuírem mobiliário sob medida e eletrodomésticos de linha branca. “A estrutura de aço galvanizado e concreto ganhou elementos que garantem resistência e conforto para os moradores”, ressaltou o governo do Estado.
Até o momento, 292 já foram entregues no Rio Grande do Sul: 80 em Encantado; 28 em Cruzeiro do Sul; 86 em Estrela; 48 em Triunfo; 20 em Rio Pardo; e 30 em São Jerônimo.
“As próximas entregas devem ser realizadas Arroio do Meio (40) e novamente em Cruzeiro do Sul (35), que viabilizou um novo local para a instalação dos módulos”, afirmou o governo gaúcho.