, , ,

Em 16 dias de operação,  já foram registrados 225 salvamentos nas praias gaúchas

O governo do Estado divulgou um balanço sobre a Operação Verão Total.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

08/01/25

às

21:55

salva vidas

Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

O governo do Rio Grande do Sul divulgou, no começo da noite desta quarta-feira (8), um balanço sobre a Operação Verão Total 2024/2025.

“Em 16 dias da Operação Verão Total 2024/2025 , já foram registrados 225 salvamentos e mais de 121,6 mil ações de prevenção. Os dados estão no balanço do Corpo de Bombeiros Militar Rio Grande do Sul, divulgado nesta quarta-feira (8)”, disse.

Durante toda operação na temporada passada, ocorreram 783 salvamentos e mais de 375,9 mil atividades preventivas. A Operação Verão Total 2024/2025 foi aberta oficialmente no dia 21 de dezembro, em evento com a presença do vice-governador Gabriel Souza.

“Com a chegada da temporada de veraneio ocorre um grande deslocamento de gaúchos e de turistas, inclusive de países vizinhos, para o litoral e águas internas do Estado. Por isso, seja entre o mar de guarda-sóis na beira das praias ou nas calmas águas de balneários, as guaritas vermelhas, ocupadas pelos guarda-vidas civis e militares do Corpo de Bombeiros Militar Rio Grande do Sul, são símbolo de segurança e cuidado para adultos e crianças”, ressaltou o governo do Estado.

“A presença dos profissionais é fundamental para a tranquilidade nas águas, sublinhada por um resultado exemplar: nas áreas monitoradas pelos guarda-vidas, nenhuma morte por afogamento foi registrada nos últimos cinco anos”, completa.

Segundo o governo do Estado, desde 2022, foram investidos mais de R$ 67,8 milhões na área de segurança aquática, incluindo a aquisição de embarcações, quadriciclos, binóculos e equipamentos de proteção individual.

“Investimos em tecnologia que proporciona rapidez e eficiência nas ações de resposta, mas, acima de tudo, buscamos fortalecer a aproximação com a comunidade. Durante o período de veraneio, por exemplo, reforçamos a importância de práticas como tomar banho em locais próximos às guaritas de guarda-vidas, manter atenção máxima com as crianças e com outras pessoas que, porventura, não tenham uma percepção clara dos riscos. Com atitudes simples e responsáveis, todos podem contribuir para um período mais seguro nas águas”, ressalta o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar Rio Grande do Sul, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues.

Tópicos