A previsão do tempo aponta que a onda de calor vai ganhar mais força nos próximos dias no Rio Grande do Sul.
Devido à presença de umidade, a sensação de abafamento será grande no Estado gaúcho.
Segundo a Climatempo, a ausência de frentes frias significa que o ar frio de origem polar não vai conseguir chegar ao norte da Argentina e no Uruguai nos próximos dias. Assim uma bolha de ar muito quente se estabelece no território gaúcho.
“No Brasil, o calor acima dos 40°C poderá ser observado nas áreas a oeste do Rio Grande do Sul, regiões próximas da fronteira com a Argentina, e também no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, regiões próximas da fronteira com o Paraguai”, afirmou a Climatempo.
Segundo os prognóstico do tempo, o calor segue intenso no Rio Grande do Sul até sábado (18). No domingo, a previsão do tempo aponta a entrada de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul, que vai interromper o período de calor intenso.
Temporais
O calor e aumento de umidade provocam temporais isolados no Rio Grande do Sul.
“A combinação das temperaturas elevadas com o aumento de umidade deve provocar condições para a ocorrência de temporais, com pancadas isoladas de chuva, trovoadas, algumas rajadas de vento e ocasional ocorrência de granizo nos próximos dias em áreas dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina”, ressaltou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Uma área de baixa pressão em níveis médios da atmosfera deixa atmosfera bastante instável nesta quarta (15) e especialmente quinta-feira (16) no Rio Grande do Sul.
“Quando já podem ocorrer chuvas localmente fortes e rajadas de vento acima dos 60km/h”, alertou o Inmet.