A Prefeitura de Porto Alegre divulgou, na manhã desta quarta-feira (22), uma nota sobre o tratamento da água na Capital.
Segundo a prefeitura, o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) intensificou a rotina de tratamento da água no verão, estação marcada por mudanças nas características do Guaíba, onde é captada a água bruta.
“Em média, são realizadas 2,4 mil análises diárias nos pontos de captação, tratamento e distribuição em Porto Alegre. Até agora, os ensaios laboratoriais não identificaram a floração de algas”, afirmou a prefeitura.
Ainda assim, a dosagem de dióxido de cloro utilizada no processo foi aumentada para minimizar eventuais alterações de odor e gosto. “Toda água fornecida pelo Dmae é adequado ao consumo humano”, garantiu a prefeitura.
Algas
O Guaíba costuma registrar a presença de algas durante o verão, quando há redução do nível em razão da queda do volume de chuva.
“Quanto mais baixo, menor a turbulência do manancial, tornando-o mais límpido. Assim, há maior penetração de raios solares, favorecendo a floração dos microrganismos”, completou a prefeitura.