O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, recebeu um importante sistema para auxiliar os pilotos.
“O sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator) do aeroporto está homologado, ativado e em condições operacionais para auxiliar pousos em condições visuais”, informou a Prefeitura de Caxias do Sul.
Segundo a prefeitura, no aeroporto, o processo de instalação do sistema teve início em 2024, e envolveu diversas etapas técnicas, inspeções e validações, seguindo os protocolos estabelecidos pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
“A liberação oficial no SDIA representa o fechamento de um ciclo técnico minucioso e a entrega de um equipamento essencial para reforçar a segurança nas aproximações à pista”, ressaltou a prefeitura.
“Com o PAPI em funcionamento, o Aeroporto Hugo Cantergiani reafirma seu compromisso com a segurança e a modernização da aviação na Serra Gaúcha — uma conquista coletiva que posiciona Caxias do Sul entre os aeroportos regionais mais preparados do país”, finalizou a prefeitura.
PAPI
O PAPI é um sistema de auxílio visual que informa ao piloto, por meio de luzes brancas e vermelhas, se a aeronave está no ângulo ideal de descida para o pouso.
A instalação desse sistema em Caxias do Sul amplia significativamente a segurança operacional em condições visuais, sendo especialmente relevante em aeroportos com topografia acidentada ou meteorologia variável — características da região serrana.